O que é Origami?

De forma simples, Origami é a arte milenar japonesa de dobrar o papel. Transmitida de geração em geração entre os japoneses, desenvolveu-se de forma cativante e se espalhou pelo mundo, ganhando novos admiradores.

O que são os Kusudamas?

Originalmente eram saquinhos ornamentais contendo fragrâncias ou perfumes que eram pendurados para eliminar cheiros desagradáveis ou nocivos, daí o nome "kusu" (remédio) + "dama" (bola), mais conhecidos por nós como saquinhos de sachê. No Japão pré-moderno, era costume pendurar estas bolas, contendo ervas medicinais, na cabeceira das camas das pessoas doentes e também para afastar doenças. Hoje são usados como lindos itens de decoração.
 
(Texto baseado no site Kusudama Origami)

Benefícios de fazer origami

No origami, enquanto as mãos se movimentam ativam os dois lados do cérebro. As zonas do tato, motora e visual estão em atividade e os sentimentos são de satisfação, orgulho e alegria ao completar uma dobradura. Outros benefícios do origami são: desenvolvimento da inteligência espacial, atenção, paciência, memória e imaginação.

Por tudo isso o origami é importante em qualquer idade e é indicado para todas as pessoas que gostam de desafios, para aqueles que querem aprender alguma coisa nova, que amam a beleza e para todos aqueles que gostam de trabalhar com as mãos.

Além de todos esses benefícios, o origami pode ser usado na educação, no desenvolvimento pessoal para ativar a criatividade, a memória, a paciência e desenvolver a auto estima. Também é usado em algumas terapias, como uma ferramenta especial para aquelas pessoas que tem problemas de articulação nas mãos.

Educadores, psicológos, médicos e fisioterapeutas encontram no origami uma maneira especial de estimular o cérebro dos pacientes e também exercitar as articulações das mãos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...