quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Direitos autorais


Já estou há algum tempo cogitando disponibilizar no blog os diagramas dos origamis, (tenho um sem fim deles guardados!), mas não queria fazer isso de qualquer jeito, sem dizer o autor e sem ter a garantia que pode ser divulgado, e tal. E isso custa tempo para pesquisar, por isso ainda não saiu. Ontem li um post que me fez pensar de novo sobre isso, falta dizer o autor do origami nas fotos que posto. Segue um trecho do texto da Isa Klein, acho que fala melhor. Aderi à campanha e aconselho a fazerem o mesmo, independente do que você esteja reproduzindo.

"Há tempos percebo que o pouco que se fala a respeito de direitos autorais, é sobre copiar uma peça preexistente atribuindo a si a autoria, seja por ato doloso ou não, situação em que discute-se a possibilidade de autoria simultânea - não vem ao caso no momento - ou sobre a publicação não autorizada de diagramas. Mas há muitas facetas dos direitos autorais, e uma delas, a que aqui levanto a bandeira, é dizer quem criou a peça reproduzida.

Quando é um origami tradicional, como tsuru; barco; lírio; aviãozinho; casinha; devemos colocar "origami tradicional". E se não sabemos o autor, devemos colocar "autor desconhecido" ou coisa que o valha. Assim valoriza-se o origamista autor e demonstra atenção e cuidado do origamista dobrador.

Sempre que vejo estas informações nas fotos que os amigos origamistas postam (e não digo sobre peças minhas não, mas sobre as de qualquer autor!) fico muito feliz pela atitude respeitosa. É um cuidado que faz muita, mas muita diferença! Estejam certos disso! E não só para mim, mas para muitos autores - arriscaria dizer para todos os autores...

Eu sei que muitas pessoas não fazem por mal, nem sabem que isto é importante e necessário!! Então estou informando: é importante! É necessário! Há um tempo atrás eu também não me tocava dessa necessidade! Tudo é evolução, tudo é aprendizado! Por isso começo esta "campanha de conscientização" da necessidade de se dizer de onde veio o origami reproduzido. Tudo nesta vida é uma questão de tomar consciência!

Não queremos que seja reconhecido como "arte"? Não ficamos chateados quando as pessoas dizem que é "um pedaço de papel dobrado"? Então precisamos valorizar os autores... Não buscamos a difusão do origami? Então precisamos dizer o nome do autor..."

3 comentários:

Docinho disse... [Responder comentário]

Pessoal da internet acha que aqui é terra de ninguém, tomo mundo quer pegar imagem alheia e ficar por isso mesmo. Sempre dou os créditos e coloco link pras imagens que utilizo. Espero não encontrar um dia minhas imagens por aí como se outra pessoa tivesse tirado/feito ¬¬'

Docinho disse... [Responder comentário]

Ops, TODO mundo. É o sono...

Docinho disse... [Responder comentário]

http://weheartit.com/entry/23299209/via/nynyduarte

Dá uma olhada, sua cara.

Postar um comentário

Pode falar :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...